Buscando escala tecnológica, Saint-Gobain escolhe Adobe Commerce para marketplace B2C
Sobre
Fundada em 1665, a multinacional francesa é líder global em construção leve e sustentável, fabricando e distribuindo materiais e serviços para os mercados de construção e indústria.
A Saint-Gobain possui mais de 167 mil colaboradores, seu faturamento ultrapassa €44 bilhões (2021) e conta com uma estrutura de 94 fábricas, 6 mineradoras, 80 centros de distribuição, 12 escritórios e 1 centro de pesquisa e desenvolvimento.
Desafios
A estratégia de digitalização da companhia através da aproximação de toda a cadeia (indústrias, pequenos e médios varejistas e clientes finais) passou pela criação de uma unidade de negócios independente que operou como Marketplace B2C, chamado Toca Obra.
Com o objetivo de aumentar a escalabilidade da tecnologia e flexibilizar a construção de regras de negócio personalizadas, a companhia escolheu o Adobe Commerce como plataforma ideal, demandando um projeto completo de desenvolvimento do seller center e migração da plataforma legada.
- Necessidade de uma arquitetura de software escalável e flexível para personalização de regras de negócio;
- Desenvolvimento de Seller Center completo;
- Estratégias para melhoria de performance e otimização da infraestrutura cloud.
Soluções
Arquitetura de Solução
Partindo da diretriz da companhia de que o código deveria ser integralmente escrito, sem reaproveitamento de módulos de terceiros ou open sources, a arquitetura de solução foi um complexo processo de imersão nas regras de negócio, mapeamento das necessidades, dependências e integrações entre todas as funcionalidades desenvolvidas para o seller center e o storefront do marketplace. A documentação completa da plataforma contou com mais de 600 páginas de especificações funcionais.
Squad Ágil com Metodologia DH
Do desenvolvimento ao go-live do complexo projeto de migração de uma plataforma legada (altamente especializada em modelos de marketplace) para o Adobe Commerce, com o seller center desenvolvido internamente, contou com a participação de uma squad multidisciplinar de 12 profissionais ao longo de 1 ano e 8 meses.
Utilizando o framework de gerenciamento de projetos desenvolvido com base em práticas de Kanban e ferramentas para governança de projetos de TI, a squad trabalhou integrada ao time do Toca Obra com rituais de trabalho, reports em níveis operacional, tático e estratégico, definições gerais de escalation e planos de contingência.
A integridade do código desenvolvido seguiu critérios rígidos estabelecidos junto aos times de quality assurance, segurança da informação, DevOps e TAM Adobe.