1ª estratégia: Integração dos seus canais de venda.

O principal objetivo dos canais de vendas é divulgar as particularidades de uma determinada mercadoria e, geralmente, eles possuem um único meio de pagamento integrado. Porém, nas estratégias omnichannel para loja virtual, é o cliente quem escolhe por onde, quando e por qual ponto irá efetuar a operação. É responsabilidade do seu e-commerce estar disponível em múltiplos canais para conseguir concretizar a venda e dar um suporte integrado ao cliente antes e depois dela.

E entre alguns destes canais, podemos citar: seu próprio site, aplicativos, marketplaces, vendedores, loja física, telemarketing (onde até o WhatsApp pode ser incluído), etc. É importante ressaltar, também, que todas estas opções devem ser apresentadas ao cliente. No site, por exemplo, deve conter um espaço que mostre ao cliente todas estas opções (geralmente, estas informações ficam no rodapé).

2ª estratégia: Ofereça diversas opções de pagamento. 

Garantir que o seu cliente tenha diversas opções de pagamento é, também, garantir que a sua loja tenha uma maior probabilidade de conversão de vendas. Quanto mais opções de pagamento você oferecer ao seu público, melhor. Desta maneira, dificilmente algum cliente irá deixar de efetuar uma compra no seu E-commerce por falta de opção de pagamento. Ou seja, tanto você, quanto o seu cliente, saem ganhando com esta estratégia omnichannel.

3ª estratégia: Integração dos canais de vendas aos de relacionamento.

Um canal de relacionamento é o meio pelo qual sua empresa troca informações com o público. Essa troca pode ser por e-mails, telefone, mensagens, comentários, chat do site, entre outros. Todas estas ferramentas podem trabalhar em conjunto para prestar suporte ao seu consumidor em todas as etapas de uma transação, desde a pré-venda até o pós-venda.

 

º Pré-venda: uma equipe treinada para responder todas as dúvidas dos seus consumidores pode influenciar e deixá-lo mais tranquilo e seguro para efetuar a compra.

º Pós-venda: a equipe também tem que estar preparada para realizar trocas, devoluções, suporte técnico, entre outros. Estas são formas de manter seu cliente satisfeito e não deixar que ele pare de consumir em seu e-commerce.

 

Da mesma forma que ocorre com os meios de pagamento, seu cliente deverá perceber que pode contar com um serviço de qualidade a qualquer momento e em diversos meios. Uma ferramenta que pode ajudar a sua loja neste serviço é o “Zopim Chat”, um sistema de chat online. Aliás, dependendo do tipo do seu negócio, até o WhatsApp pode ser uma boa ferramenta.

 

4ª estratégia: Sugestão de produtos. 

Outra das estratégias Omnichannel é sugerir outros produtos quando seu cliente está dando uma olhada em um determinado produto. Vamos a um exemplo muito simples: sabe quando você entra numa loja de sapatos, vai experimentar um e o vendedor vai te mostrando outros? Então, esta é uma estratégia omnichannel que aproxima o consumidor de uma experiência, só que numa loja física.

Numa loja virtual não é muito diferente. Existe um propósito por trás do que muitas vezes passa despercebido. Em livrarias, por exemplo, é normal ofertar um produto parecido ao que o cliente está adquirindo. Além de que, esta mesma estratégia pode ser utilizada para estratégias de vendas casadas.

5ª estratégia: Preparado para o mobile.

Com o avanço da tecnologia e o crescimento acelerado da internet, as pessoas mudaram seus hábitos de compra. O mesmo cliente que compra no desktop, também pode efetuar uma compra pelo seu smartphone e seu e-commerce precisa estar adaptado para os dois formatos. Afinal, existe uma diferença entre um monitor de 14 polegas e um smartphone de 5.

Você precisará adaptar o seu site para este público e garantir uma boa experiência de navegação a ele.

 

 

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