Líder em revestimentos no Brasil, a Portobello usa e-commerce B2B como estratégia para o mercado dos EUA
Sobre
O Portobello Grupo (PBG S.A.) é líder na indústria de revestimentos cerâmicos no Brasil, além de abastecer o mercado internacional, atendendo a 75 países. Suas operações incluem duas fábricas no Brasil e uma recém-lançada nos Estados Unidos, 25 lojas próprias, 133 franquias, duas unidades da Officina Portobello e nove Centros de Distribuição – sete no Brasil e dois nos EUA.
Desafios
A expansão da operação comercial e a presença em países-chave, como os Estados Unidos, exigiu da companhia a adoção de estratégias que tornassem viável a competição frente a players locais e globais que operam na região, como foi o caso da adoção de canais digitais como base para a operação de vendas corporativas.
Buscando aumentar o market share em um mercado extremamente competitivo e maduro como os Estados Unidos, a Portobello optou pela implementação de um e-commerce B2B que refletisse as regras de negócio locais, como forma de dar reforço e capilaridade ao atendimento de sua equipe de vendas.
- Oferecer uma ferramenta de vendas complementar ao representante de vendas;
- Cálculo para logística de grandes volumes;
- Oferecer a melhor experiência de navegação ao usuário.

Soluções
Implantação B2B com Adobe Commerce Cloud
Desenvolvimento de um e-commerce B2B fechado em Adobe Commerce Cloud, integrado ao sistema de gestão de catálogo de produtos interno da Portobello, sendo todo o projeto voltado ao público B2B dos EUA.
Acesso Restrito e Catálogo Fechado
O e-commerce possui acesso restrito e um catálogo fechado, permitindo que apenas revendedores aprovados possam visualizar os preços e condições comerciais após o login, garantindo maior controle da operação. Além disso, conta com uma gestão avançada de usuários, permitindo o controle de permissões e a criação de múltiplos perfis dentro da mesma empresa. Outra funcionalidade importante é o recurso de Shared Catalogs, que possibilita a criação de tabelas de preços personalizadas para diferentes grupos de clientes, considerando fatores como sazonalidade e regionalização.
Logística Complexa e Personalização de Pedidos
Por se tratar de um mercado com logística complexa, foram desenvolvidas soluções para facilitar a composição do pedido e a entrega final, com a visualização pelo cliente sobre a capacidade de carga dos caminhões e o status do preenchimento da carga, além da opção de retirada no centro de distribuição e também a compra de amostras de materiais.
Compra Inteligente e Personalizada
Para proporcionar uma experiência de compra mais inteligente e personalizada, a plataforma oferece o recurso Quick Order, permitindo que revendedores realizem compras rapidamente utilizando SKU, nome do item ou até mesmo o upload de uma planilha para pedidos em massa. Outro diferencial é o cálculo automático de metragem, que ajusta automaticamente a quantidade de peças por metro quadrado, garantindo mais precisão nas compras. O checkout foi otimizado para grandes volumes, oferecendo opções de pagamento flexíveis, como o boleto faturado, que passa por uma análise de crédito automática
Usabilidade Intuitiva Alinhada à Identidade da Portobello
Todo o processo de compra, da visualização do catálogo ao checkout, foi realizado com foco na usabilidade, mantendo o design característico da marca Portobello, com navegação simples e intuitiva, e ainda disponibilizando informações técnicas necessárias para este mercado.