Todos nós sabemos o quão complexo é assegurar uma operação de e-commerce de ponta a ponta. Da tecnologia à sustentação, da estratégia comercial à gestão de estoque, da criatividade de campanhas ao estudo de mercado. Porém, além de todos esses pontos (fundamentais), existe um fator determinante de compra que muitas vezes é subestimado. Estamos falando do design de interface.
Isso mesmo! O design de interface é muito importante para o sucesso em vendas de sua operação online. É ele que vai deixar sua loja mais atrativa, intuitiva e agradável, proporcionando uma melhor experiência para o seu usuário.
Podemos listar inúmeros outros motivos para dar mais atenção ao design! Vamos ver abaixo alguns deles?
“A primeira impressão é a que fica”
O que vale na nossa vida offline, vale também para as operações online! É essencial garantir aquele impacto positivo aos seus visitantes logo na primeira visita dele no seu site. Afinal de contas, já foi feito muito esforço pra ele finalmente entrar no seu site, certo? Então vamos lá ver algumas dicas e pontos de atenção para você ficar ligado e não perder a conversão por conta de problemas de interface da sua loja!
Tempo de carregamento
Você já teve aquela péssima experiência em que você tentou acessar um site, mas ele não carregou por completo ou demorou muito para mostrar as informações que você busca? Este problema pode fazer com que seu visitante desista de fazer a compra no seu site, e tem diversos possíveis motivadores. Porém um bem comum é o peso das imagens.
Podem ser imagens no background do site, aquele banner incrivelmente pesado em .png que tem na home, imagens de milhares de produtos sem otimização… Enfim, diversas imagens que, com um bom trabalho de otimização por parte do profissional de design, com certeza ajudará no page speed do seu site — e, consequentemente, o ranqueamento dele perante o Google.
Experiência do usuário
Sabe aquela sensação de não saber para onde olhar quando acessa um e-commerce? Tantos pontos chamando a atenção, vários botões para clicar, diversas cores chamativas por todos os lados, textos sem hierarquização, gerando uma imensa confusão na cabeça. A lista de problemas é longa, mas pode ser prevenida com uma atenção especial no design de interface de sua página.
Apostar em um design clean é sempre uma ótima opção. Manter seu site visualmente agradável, objetivo, conciso, sem excesso de informação, cores e textos, com certeza lhe trará bons resultados em conversões. Nesses casos, menos é mais.
Mobile First. E estamos falando first mesmo, hein!
Não é segredo para ninguém que os aparelhos celulares dominaram o mundo online e que a maior parte da população faz compras por meio de seus dispositivos móveis. Dados da 44ª edição do Webshoppers, produzido pela Ebit|Nielsen, nos mostra que no primeiro semestre de 2021, 56% dos pedidos online foram feitos através de um celular. Isso só reforça que sua loja precisa ser pensada para dispositivos móveis em sua essência, e não se adaptar a eles posteriormente.
E ter uma navegabilidade fácil, leve, fluida e eficaz faz a total diferença para a sua página! E para isso é imprescindível a otimização de elementos de UI (User Interface) em seu e-commerce.
Ter o apoio de uma equipe multidisciplinar de sustentação que conte com designers de interface e especialistas CRO garante a melhor experiência para o seu cliente, tanto visando tecnologia e funcionalidades quanto a otimização de conversão do seu negócio.
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Romar Junior é graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR e atualmente é Marketing Analyst na Digital Hub.
Artigo originalmente publicado no portal E-Commerce Brasil.