O que é plataforma e-commerce B2B?
É uma modalidade de comércio entre empresas que ocorre por meio de plataformas eletrônicas. Esse sistema virtual possibilita toda e qualquer ação que faz parte do processo de venda, tais como cadastro de clientes, tabelas de preços, impostos e descontos padronizados.
Como implantar?
Montar um e-commerce é uma excelente alternativa para empresas que desejam alavancar as vendas, expandir seus canais de venda e fortalecer a presença no meio digital. A seguir elencamos um passo a passo para implantar um e-commerce B2B com sucesso:
1. Planejamento
Faça uma análise de mercado e elabore um planejamento com cronogramas e metas bem definidas. Tenha clareza dos objetivos a serem alcançados por meio desse sistema virtual.
É importante também capacitar a sua equipe de vendas para utilizar essa ferramenta com o máximo de aproveitamento possível e conscientizá-la de que essa tecnologia não é uma ameaça, e sim um facilitador. Afinal de contas, a interação pessoal entre vendedor e comprador é e sempre será um diferencial nos negócios.
2. Escolha da plataforma
Essa é a decisão chave no processo de implantação da sua plataforma ecommerce B2B. Por quê? Quanto mais funcionais forem os recursos disponibilizados pela plataforma, maiores são as chances de sucesso da sua loja virtual.
A integração com ERP (Enterprise Resource Planning), um software que melhora a gestão das empresas por meio da automatização de processos e integração das várias atividades do negócio, é um exemplo de recurso indispensável.
Outra funcionalidade importante é o Multi CD, capaz de fazer a leitura de estoques dos centros de distribuição (CDs) da empresa para então decidir de qual CD deve sair o pedido. Essa ferramenta representa um ganho significativo no que se refere à logística e reduz custos fiscais.
E por falar em tributos, normalmente vendas B2B têm que lidar com regras fiscais e impostos tais como ICM, IPI, ST, Difal para definir os valores finais dos produtos e serviços. Assim sendo, escolha uma plataforma que esteja preparada para realizar esses cálculos.
3. Estratégias de divulgação
A divulgação do comércio eletrônico amplia o alcance dessa ferramenta. De acordo com o perfil do seu público alvo, defina a melhor estratégia de marketing, que pode incluir redes sociais e links patrocinados, por exemplo.
Nessa etapa é fundamental dispor de uma equipe pós-venda devidamente capacitada para fazer o acompanhamento do cliente. Dessa forma será possível gerar recompras e indicações de novos compradores.
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